Após consultoria do Senai, a empresa capixaba Vlamar alavancou a produtividade em 221%

Fabricante de produtos para sorvete como coberturas e emulsificantes, a Vlamar Indústria e Comércio, de Vila Velha, foi destaque no programa Brasil Mais Produtivo e conquistou o 1º lugar geral no segmento de alimentos na Ação de Reconhecimento, realizada na última quinta-feira (23), em Brasília.

A empresa tinha um gargalo na produção do Extra, aroma concentrado para açaí, e com a ajuda da consultora Bruna Gasparini Machado, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), no programa Brasil Mais Produtivo, conseguiu aumentar em 221% a produtividade dessa linha, o que permitiu dobrar o volume produzido do xarope.

Para o sócio proprietário Vladimir Rossi, a participação no programa rendeu inúmeros benefícios para a indústria, além de melhorias no trabalho dos funcionários. “Ao melhorarmos a linha de processo do produto, conseguimos reduzir 35% da movimentação desnecessária do trabalhador. Em apenas 53 dias, já tivemos o retorno do que foi investido no programa. Com esse resultado, deixamos a equipe mais empenhada e preocupada com a produtividade”, disse Rossi, que também é presidente do Sindicato da Indústria de Congelados, Supercongelados, Sorvetes, Concentrados e Liofilizados do Estado do Espírito Santo (Sincongel).

Brasil Mais Produtivo

O Brasil Mais Produtivo é um programa do governo federal executado pelo Senai em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). Conta ainda com apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Read More