Cindes
Senai
Sesi
Iel
Ideies
IRI

Cindes faz homenagem a empresários de destaque na indústria em 2017

Seis empresários do ES receberão medalhas de Mérito nesta quinta-feira (14)

Encontro da indústria Cindes

O cenário econômico de 2017 não foi dos melhores. Porém, mesmo com a economia retraída e os entraves enfrentados pelo setor produtivo, a indústria capixaba conseguiu se destacar no cenário nacional, e alcançou, no mês de outubro, o posto de 5ª melhor produção industrial entre todos os estados brasileiros.

E, para homenagear as lideranças que se destacaram nesse contexto, o Centro da Indústria do Estado do Espírito Santo (Cindes), promove anualmente o Encontro da Indústria, um evento que reúne associados e lideranças do Sistema Findes em uma grande confraternização que, neste ano, acontece no próximo dia 14, no Itamaraty Hall, às 20h, em evento fechado.

Durante a cerimônia serão entregues as medalhas de Mérito Industrial, Mérito Empreendedor e Mérito Sindical para os homenageados escolhidos pela Comissão de Reconhecimento do Mérito Sindical da Indústria do Espírito Santo, que é formada por membros do Conselho de Representantes da Findes.

A grande homenagem da noite fica por conta da Ordem do Mérito Industrial, concedida pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).


Confira abaixo a lista de homenageados de 2017

 

 

Read More

PDF: IEL estimula negócios entre fornecedores e Fundação Renova

 

 

Marcelo Figueiredo, diretor de Programas da Fundação Renova apresenta oportunidades a fornecedores capixabas durante o PDF

Representantes da Fundação Renova estão, nesta terça-feira (5), em um encontro com potenciais fornecedores capixabas no auditório da Findes. A reunião é promovida pelo instituto Euvaldo Lodi (IEL) e faz parte do programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF), uma iniciativa que oportunizará a contratação de empresas locais pela fundação.

Com o auditório da Findes lotado, a equipe da instituição mineira apresenta as demandas e projetos da Fundação Renova, além dos requisitos e exigências para que os empresários capixabas se tornem fornecedores.

Sobre a Fundação Renova
O diretor de programas da Fundação Renova, Marcelo Figueiredo, contextualizou a atuação da instituição para os empresários presentes, e explicou que a entidade trabalha com a função social de recuperar os impactos causados pelo rompimento da barragem de Fundão. “Nós temos apenas um ano de atuação em um modelo de gestão que é inédito no Brasil em casos desse tipo”, frisou.

 

A Fundação Renova é resultado de um compromisso firmado entre a Vale, a BHP e a Samarco juntamente com os governos federal e estaduais de Minas Gerais e Espírito Santo.

 

Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF)
O coordenador-executivo do PDF, Rusdelon de Paula, explicou aos empresários como funciona o programa, que tem o objetivo de aproximar compradores e fornecedores, além de fomentar a participação de empresas locais em grandes projetos, estimulando o desenvolvimento e a competitividade da indústria capixaba. “Os encontros do PDF geram oportunidades para empresas locais promoverem negócios e gerarem emprego e renda”, declarou.

 

 

Read More

Empreendedorismo feminino em debate

Ala Feminina vai debater o perfil e os desafios de mulheres empreendedoras capixabas

A participação das mulheres no mercado de trabalho tem crescido a cada ano em todo o país. Prova disso é o resultado da pesquisa “Empreendedoras e Seus Negócios”, elaborada pela Rede Mulher Empreendedora (RME) entre agosto e setembro de 2017. O estudo constatou que as mulheres representam 43% dos empreendedores brasileiros. Elas são movidas pela vontade de mudar o mundo, não apenas pelo dinheiro, e escolhem empreender para ter mais tempo para a família. Nos últimos quatorze anos, o número de empresárias subiu 34% e já passa de 8 milhões, segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Para debater esse cenário, o Cindes Jovem vai promover na próxima segunda-feira (4/12) às 18h30, na Findes, o Ala Feminina. O evento vai contar com a participação de três mulheres empreendedoras capixabas, que vão contar seus desafios e superações no mundo empreendedor. Também haverá uma exposição de alguns produtos e serviços criados por mulheres, mostrando a diversificação e o potencial do trabalho feminino no Espírito Santo.

Segundo a coordenadora do evento, a arquiteta Michele Zuccolotto, o objetivo é mostrar que há um mercado em expansão para as mulheres, tanto como empreendedor quanto consumidor. “O Ala Feminina quer incentivar que outras mulheres empreendedoras também apostem no seu negócio”.

As inscrições para o Ala Feminina são gratuitas e estão abertas. Basta acessar: bit.ly/ala-2017.

Perfil Empreendedor Feminino – alguns dados

– 55% das empreendedoras brasileiras têm filhos e, dentre as que são mães, 75% decidiram empreender após a maternidade

– 55% das empreendedoras buscam mais qualidade de vida, porém 39% delas trabalham 9h ou mais por dia

– 79% das empreendedoras entrevistadas possuem ensino superior completo

– A média de idade das empreendedoras brasileiras é de 39 anos, 61% delas são casadas e 44% são chefes de família

– 35% das empreendedoras respondentes é MEI, e destas, 17% tem sócios e 39% conta com alguém trabalhando/ ajudando no negócio

Fonte: Pesquisa “Empreendedoras e Seus Negócios”, 2017.

Read More