Artigo – Infraestrutura do ES precisa do olhar do governo federal

A conclusão do Contorno do Mestre Álvaro é uma das obras indicadas pelo Goveno do ES para fazer parte do Novo PAC | Foto: Dnit/Divulgação

Existem muitas iniciativas que podem estimular o crescimento socioeconômico de um Estado e de um país, e não tenho dúvidas que uma delas passa pela estruturação logística, com a combinação de modais rodoviários, portuários, ferroviários e aeroviários eficientes.    

Uma agenda de infraestrutura bem planejada e executada pode ser capaz de mudar o curso do desenvolvimento de uma região. A Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) acredita que o Estado se encontra justamente no momento em que escolhas de projetos estratégicos e decisões pautadas em análises técnicas podem dar fôlego para a nossa economia.    

Sem dúvidas, o anúncio do governo federal – de que prevê lançar um novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) – é relevante e pode vir a ser um importante instrumento para estimular a geração de empregos, melhorar a infraestrutura, aumentar a produtividade e a competitividade. Mas, para que de fato gere esses impactos positivos, é fundamental que o Executivo federal assuma compromissos e tenha um olhar diferenciado para o Estado, com quem tem uma dívida histórica.   

Já passou da hora de o Espírito Santo ter projetos de infraestrutura que se transformem em marcos no desenvolvimento e na integração regional, como aconteceu no início do século 20, quando a Ferrovia Vitória a Minas foi inaugurada; nos anos 40, quando o Porto de Vitória começou a operar; e nas décadas de 60 e 70, quando portos como os de Tubarão e Portocel, respectivamente, se tornaram referências mundiais em seus ramos de atividade.  

Sabemos do empenho do Governo do Estado e de parlamentares capixabas sobre o tema, além de entidades como a Findes, que tem essa agenda como prioritária. Mas sem um planejamento conjunto no âmbito federal, esses esforços serão desperdiçados.   

Precisamos resolver, por exemplo, a duplicação das BRs 101 e 262. É urgente mudar a realidade das más condições das nossas estradas. O cenário atual além de oferecer mais insegurança para quem trafega pelas rodovias, inibe o turismo e onera o setor produtivo.  

Para se ter uma ideia os custos logísticos correspondem a 12,3% do PIB. No âmbito das empresas, os gastos com logística representam 7,6% de suas receitas líquidas. Se queremos ser mais competitivos, precisamos atacar esses problemas.   

Por isso, é tão importante que o debate sobre o futuro da infraestrutura mobilize toda a sociedade capixaba. Afinal, investimentos nessa área têm o potencial de irradiar oportunidades e abrir caminho para tornar, de uma vez por todas, o Espírito Santo uma referência de hub logístico para o Brasil para o mundo. 

Cris Samorini, presidente da Findes 

 

Publicado por Jornal A Tribuna, em 25 de junho de 2023

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