Curta a folia com responsabilidade e não se esqueça da sua saúde

Curta os dias de folia com responsabilidade e não descuide da sua saúde!

Começa hoje (9) uma das festas mais esperadas pela população brasileira e a mais famoso do Brasil no exterior. Com a folia de Carnaval é importante tomar alguns cuidados para não prejudicar sua saúde, garantir sua segurança e voltar à rotina com disposição após o feriado! Confira algumas dicas simples que o Sesi-ES saúde preparou para você!

1 – Evite consumir alimentos muito gordurosos ou de digestão difícil. Prefira alimentos leves e nutritivos. Prefira os carboidratos integrais, que fornecem energia por mais tempo. Consuma alimentos desintoxicantes para diminuir os efeitos da ressaca. Couve, laranja, cenoura e morango entram na lista.

2 – Hidrate-se! Beba bastante água, suco de frutas e água de coco. Não exagere no consumo de bebidas alcoólicas: além de muito calóricas, elas aumentam o risco de desidratação. Evite beber de estômago vazio!

3 – Nunca dirija após beber! Redobre a atenção no trânsito, respeite os limites de velocidade e a sinalização das vias.

4 – Use protetor solar. Aplique sempre 15 minutos antes de se expor ao sol e reaplique a cada duas horas. Use chapéus, bonés e tente evitar o sol entre 12h e 16h

5 – Durma! Mesmo que não seja possível dormir 8h por noite, procure separar um tempo para descansar em um ambiente tranquilo para repor suas energias

6 – Use Camisinha sempre! Proteja-se das doenças sexualmente transmissíveis

7 – Cuidado com as bebidas energéticas! A alta concentração de cafeína combinada ao consumo de álcool pode trazer riscos para a saúde. Evite excessos!

8 – Não saia com muito dinheiro e objetos de valor. Leve sempre um documento de identificação e evite ficar sozinho em locais ermos, vá se divertir em grupo!

9 – Tenha calma! Os ânimos podem ficar exaltados devido ao clima de folia e consumo de álcool. Respeite as pessoas à sua volta, não leve a sério qualquer empurrão.

10 – Não suje a cidade, não destrua patrimônios públicos e privados. Lembre-se: Depois da quarta-feira de cinzas, tudo volta ao normal!

Por Elaine Maximiniano

Imprimir

Notícias Relacionadas