Conheça Helder Trefzger

Diretor artístico e maestro titular da Orquestra Sinfônica do Estado do Espírito Santo (Oses) desde 1992, é Helder Trefzger é bacharel em Música-Regência, tendo iniciado o curso na Universidade de Brasília (UnB) e concluído na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Teve como principais professores o maestro e compositor Cláudio Santoro além dos maestros David Machado e Roberto Duarte.

Em 1990, Trefzger ganhou uma bolsa de estudos para participar do curso The Moscow Conservatory in América, realizado em The State University of New Jersey (Rutgers), nos Estados Unidos, tendo estudado com diversos professores do Conservatório de Moscou, com Igor Beszrodny (diretor musical da Moscow Chamber Orchestra) e Pavel Kogan (diretor musical da Moscow State Symphonic Orchestra), também violinista, filho do célebre Leonid Kogan.

Em 1991, com a obtenção de outra bolsa de estudos, foi para a Itália estudar com o maestro Francesco La Vecchia, no Festival de Anzio. No Brasil, participou de diversos seminários em São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Poços de Caldas e Ouro Preto.

Já dirigiu, como convidado, algumas das principais orquestras brasileiras, como a Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, dentre outras. Internacionalmente, Trefzger também regeu a Orquestra Artave (Portugal), New World Young Orchestra (Brasil, Itália e Bulgária) e a State Philharmonic Orchestra – Burgas (Bulgária).

Realizou, ainda, um concerto na cidade do Porto (Portugal) e duas apresentações à frente da Orchestra Sinfonica di Roma, no Auditório della Conciliazione (Vaticano).

Durante anos dirigiu os trabalhos da Orquestra Infantil do CMI (Centro de Musicalização Infantil) e da Orquestra Jovem do Curso de Formação Musical da EMUFMG (Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais). Pelo trabalho nesse último, recebeu um Voto de Louvor.

Como músico, no princípio do seu aprendizado estudou trompete, clarinete e saxofone. Paralelamente, iniciou o estudo da viola e do violino. É detentor do primeiro prêmio do “Concurso Jovens Solistas” da Orquestra da EMUFMG, do ano de 1998. Seus principais professores de violino foram Alberto Jaffé, Edson Queiroz de Andrade, Nicolas Merat, Marco Antônio Lavigne e Max Teppich, participando, também, de seminários ministrados por Paulo Bosísio. Atuou em diversas orquestras e conjuntos, inclusive como solista. Ainda como violinista, participou por dois anos do Quarteto de Cordas da EMUFMG, sob a orientação do Professor Dr. Edson Queiroz de Andrade, apresentando-se em espaços em Belo Horizonte e interior de Minas Gerais; no Rio Grande do Sul e no Rio de Janeiro (Sala Cecília Meireles – Bienal de Música Contemporânea).

Gravou com a então Orquestra Filarmônica do Estado do Espírito Santo (Ofes), a trilha sonora do filme “Lamarca”, do cineasta Sérgio Rezende com música de David Tygel. Gravou, também, o CD “Melodiário”, com músicas do compositor Jaceguay Lins e as trilhas sonoras dos curtas “Portinholas” (que recebeu vários prêmios, inclusive o de melhor música) e “Zen ou Não Zen, eis a Questão” (apresentado no Vitória Cine Vídeo em novembro de 2004).

Desde que assumiu a agora Sinfônica do Estado do Espírito Santo, vem realizando extensa programação, que inclui as séries “Concertos Sinfônicos”, “Concertos Didáticos”, “Concertos Populares”, “A Orquestra nas Escolas” –  que já levou a música de concerto a mais de 40 mil crianças – além de concertos pelo interior do Estado. Essa iniciativa, de levar a orquestra aos mais diferentes locais, como praças, escolas, ginásios, igrejas, centros comunitários e etc, procurando sempre mostrar a música de uma maneira simples e agradável, é uma de suas marcas.

É membro da Academia de Letras e Música do Brasil (ALMUB), ocupante da cadeira de número 10 com a patronímica de Carlos Gomes. Hoje, também, comanda o Blog do Maestro, no portal Gazeta On-line

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

27 de março de 2024
IEL-ES: Prodfor certifica 31 empresas e recertifica outras 17
25 de março de 2024
Findes fornece alimentos a voluntários e suporte elétrico a indústrias do Sul do ES 
23 de março de 2024
Indústria do Bem: Findes se mobiliza para ajudar municípios do Sul do ES