Ala Feminina vai debater o perfil e os desafios de mulheres empreendedoras capixabas

A participação das mulheres no mercado de trabalho tem crescido a cada ano em todo o país. Prova disso é o resultado da pesquisa “Empreendedoras e Seus Negócios”, elaborada pela Rede Mulher Empreendedora (RME) entre agosto e setembro de 2017. O estudo constatou que as mulheres representam 43% dos empreendedores brasileiros. Elas são movidas pela vontade de mudar o mundo, não apenas pelo dinheiro, e escolhem empreender para ter mais tempo para a família. Nos últimos quatorze anos, o número de empresárias subiu 34% e já passa de 8 milhões, segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Para debater esse cenário, o Cindes Jovem vai promover na próxima segunda-feira (4/12) às 18h30, na Findes, o Ala Feminina. O evento vai contar com a participação de três mulheres empreendedoras capixabas, que vão contar seus desafios e superações no mundo empreendedor. Também haverá uma exposição de alguns produtos e serviços criados por mulheres, mostrando a diversificação e o potencial do trabalho feminino no Espírito Santo.

Segundo a coordenadora do evento, a arquiteta Michele Zuccolotto, o objetivo é mostrar que há um mercado em expansão para as mulheres, tanto como empreendedor quanto consumidor. “O Ala Feminina quer incentivar que outras mulheres empreendedoras também apostem no seu negócio”.

As inscrições para o Ala Feminina são gratuitas e estão abertas. Basta acessar: bit.ly/ala-2017.

Perfil Empreendedor Feminino – alguns dados

– 55% das empreendedoras brasileiras têm filhos e, dentre as que são mães, 75% decidiram empreender após a maternidade

– 55% das empreendedoras buscam mais qualidade de vida, porém 39% delas trabalham 9h ou mais por dia

– 79% das empreendedoras entrevistadas possuem ensino superior completo

– A média de idade das empreendedoras brasileiras é de 39 anos, 61% delas são casadas e 44% são chefes de família

– 35% das empreendedoras respondentes é MEI, e destas, 17% tem sócios e 39% conta com alguém trabalhando/ ajudando no negócio

Fonte: Pesquisa “Empreendedoras e Seus Negócios”, 2017.