Findes e Bandes: parceria facilita acesso de indústrias ao crédito

Bandes e Findes assinam termo de cooperação que vai facilitar acesso às linhas de crédito do Bandes
Parceria entre a Federação das Indústrias e o Bandes vai facilitar acesso às linhas de crédito do banco de desenvolvimento

A Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) e o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) firmaram parceria com objetivo de facilitar o acesso das indústrias capixabas aos serviços e linhas de crédito oferecidas pelo banco, por meio do Núcleo de Acesso ao Crédito (NAC) da federação.

“A Findes, por meio das suas quinze Diretorias Regionais e do nosso Núcleo de Acesso ao Crédito (NAC), no Centro de Apoio aos Sindicatos, recebe esta parceria com o Bandes com muito entusiasmo e comprometimento. Estamos engajados enquanto setor produtivo em ajudar o banco a ofertar serviços com maior agilidade nas linhas de crédito disponibilizadas em todo território capixaba”, afirma Léo de Castro, presidente do Sistema Findes.

 

Tendo em vista as políticas operacionais e o plano estratégico do banco de desenvolvimento capixaba, em especial os objetivos de financiar pequenas e médias empresas de segmentos selecionados, aprimorar o processo de análise mercadológica, estruturação e entrega de soluções para clientes, setores e regiões, a parceria busca a aproximação entre Instituições Financeiras e as Indústrias

De acordo com o diretor-presidente do Bandes, Aroldo Natal Silva Filho, a atuação do banco no apoio à indústria pode crescer muito com o esforço conjunto. “Desde que assumi o Bandes, percebo que podemos intensificar nossos financiamentos para os setores da indústria, em todos os portes, desde o apoio à produção até o apoio à competitividade dessas empresas de modo a prepara-las para o mercado externo, por exemplo. Nesse sentido, estamos ampliando o acesso ao crédito do Bandes e esta parceria é mais uma das nossas frentes de atuação”, explica.

Ampliação e diversificação de serviços de crédito

A partir de um termo de cooperação técnica, assinado na manhã desta quinta-feira (14), as duas instituições pretendem incentivar a formalização de financiamentos para o Estado. “As diretorias regionais do Sistema Findes, nos principais municípios do Estado, têm total interesse na parceria com o Bandes. Colocamos as nossas equipes regionais à disposição para reunir os industriais e apresentar a eles as propostas de viabilidade de linhas de crédito, atingindo o maior número de empresas possível e desburocratizando os processos que entravam e inviabilizam a aquisição de verbas destinadas ao desenvolvimento regional”, enfatizou José Carlos Zanotelli, presidente do Conselho de Desenvolvimento Regional da Findes (Conder).

O NAC possibilita o esforço de interiorização do crédito, compreendendo a atuação da Findes e a participação ativa de todos os interlocutores da entidade junto ao segmento industrial, em especial a equipe de relações com o mercado, assim como a rede de consultores disponível do Bandes, além do papel do mesmo em oferecer soluções financeiras através de seus produtos.

Avanços no crédito ao setor industrial

Neste ano, o Bandes alcançou a marca de R$ 83 milhões direcionados ao setor industrial. Os investimentos atendem todos os interessados em desenvolvimento, implantação e ampliação de empresas nesses setores, de Norte a Sul capixaba.

Os recursos injetados na economia capixaba projetam a geração e a manutenção de empregos diretos e indiretos, além de contribuir para a construção de uma agenda positiva para o desenvolvimento regional e o aumento de renda nas localidades em que os recursos são empregados.

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

28 de março de 2024
Findes em Dia: Indústria capixaba se une para apoiar população do Sul do ES
27 de março de 2024
IEL-ES: Prodfor certifica 31 empresas e recertifica outras 17
25 de março de 2024
Findes fornece alimentos a voluntários e suporte elétrico a indústrias do Sul do ES