Mostra multimídia ‘A Floresta sob um novo prisma’ ocupa o Sesi-ES Arte Galeria a partir desta quinta-feira (6)

A exposição tem caráter interativo e exibirá também 40 imagens produzidas pelo renomado fotógrafo de natureza Araquém Alcântara

Mais novo espaço cultural da capital do Espírito Santo, o Sesi-ES Arte Galeria cederá seu espaço, entre os dias 6 e 30 de julho, à mais uma exposição imperdível. Trata-se da mostra multimídia “A Floresta sob um Novo Prisma” que será aberta ao público a partir desta quinta-feira, dia 6 de julho, com entrada gratuita, e que permanecerá em exibição até o dia 30 de julho. Na noite de hoje, dia 5, será realizada a solenidade de abertura oficial da exposição, com presenças confirmadas do presidente do Sistema Findes, Marcos Guerra, executivos e diretores da entidade, o CEO da Fibria, Marcelo Castelli, e demais autoridades da indústria e do meio cultural capixaba. A mostra sucede a exposição inaugural do espaço Sesi-ES Arte Galeria, que foi o File – Festival Internacional de Linguagem Eletrônica, visitada por cerca de 18 mil pessoas ao longo de dois meses.

“A criação do Sesi Arte Galeria teve como objetivo a formação cultural dos capixabas e a abertura de um espaço nobre na Reta da Penha para que a indústria capixaba expusesse sua força, seus produtos e inovações”, explica o presidente do Sistema Findes, Marcos Guerra. “A parceria com a Fibria reforça esse propósito e joga luz sobre a diversidade de nossa floresta, com uma exposição moderna, tratando de questões tão essenciais ao debate sobre o meio ambiente no país e no mundo”, completa Guerra.

A exposição

A Mata Atlântica, as aves, os mamíferos, as comunidades tradicionais e os produtores rurais são algumas das estrelas dessa mostra, que pretende oferecer ao capixaba um novo ponto de vista sobre as florestas plantadas. Com fotos de Araquém Alcântara, reconhecido como um dos principais fotógrafos de natureza no Brasil, e vídeos em 360º em realidade virtual, o evento é uma iniciativa da Fibria, empresa líder mundial na produção de celulose de eucalipto. Com entrada gratuita, a exposição pode ser visitada no Sesi-ES Arte Galeria, que fica no térreo do edifício-sede da Federação das Indústrias do Espírito Santo, em Vitória (ES).

Das montanhas capixabas ao litoral do extremo sul da Bahia, passando pelas tribos indígenas de Aracruz e pela realidade dos pescadores de Barra do Riacho, Araquém Alcântara percorreu aproximadamente cinco mil quilômetros. Resultado dessa expedição, a mostra “A Floresta sob um Novo Prisma” faz parte das celebrações dos 50 anos de operação da Fibria no Espírito Santo. Ao todo, foram selecionadas 40 fotografias, registradas em 12 municípios capixabas e quatro baianos.

“Esse projeto revela como o território sob influência da atividade da Fibria é conectado e possui uma ligação sistêmica entre regiões, comunidades tradicionais, empresa e o meio ambiente. Essa conexão valoriza a diversidade, o diálogo, a construção conjunta, a parceria e a pluralidade que habita os territórios capixaba e do extremo sul da Bahia”, diz o presidente da Fibria, Marcelo Castelli.

Além de belas fotos, outra novidade da exposição são os vídeos em 360º, em realidade virtual (VR). Um jipe cenográfico levará os visitantes, que terão à disposição óculos com tecnologia VR de última geração, para uma experiência virtual que possibilitará acompanhar, em uma imersão quase real, atividades como a retirada de favos de mel de colmeias em florestas de eucalipto, o plantio de mudas nativas de Mata Atlântica e a produção de alimentos por parte de agricultores familiares, entre outras experiências. Um detalhe da exposição é a interação que o visitante poderá ter com algumas fotos.

Imagem capturada por Araquém Alcântara que estará presente na exposição

“Cinco imagens da mostra terão suas histórias aprofundadas por meio de vídeos narrados pelos próprios protagonistas da foto. Essa é mais uma forma que encontramos para possibilitar que o participante conheça melhor o universo registrado pelas lentes do fotógrafo Araquém Alcântara”, afirma a diretora de Sustentabilidade, Comunicação e Relações Corporativas da Fibria, Malu Pinto e Paiva.

As fotos da mostra também foram reunidas em um catálogo, com prefácio do jornalista e acadêmico José Antônio Martinuzzo, professor da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), e do qual constarão 20 fotos adicionais não exibidas na exposição. A publicação estará disponível na exposição para os visitantes em um totem com tela touch.

Todas as estruturas da iniciativa, incluindo as de sustentação das fotos, que são inspiradas em figuras prismáticas, são feitas em madeira de eucalipto produzida a partir de plantios 100% renováveis.

Acessibilidade para deficientes visuais

A mostra fotográfica tem outra particularidade: três fotos contarão com o recurso da audiodescrição, que possibilita que pessoas com deficiência visual possam interagir com as imagens. O trabalho foi desenvolvido pela audiodescritora Letícia Schwartz, que tem vasta experiência no desenvolvimento desse tipo de conteúdo.

“A Floresta sob um Novo Prisma”

Local: Sesi-ES Arte Galeria
Endereço: Av. Nossa Senhora da Penha, 2.053, Edifício Findes, andar térreo, Santa Lúcia, Vitória (ES)
Data: 6 a 30 de julho de 2017
Visitação: terça-feira a domingo, das 8h às 19 horas
Entrada gratuita
Informações: (27) 3334-5761 / 5701

 

Por Fabio Martins

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

27 de março de 2024
IEL-ES: Prodfor certifica 31 empresas e recertifica outras 17
25 de março de 2024
Findes fornece alimentos a voluntários e suporte elétrico a indústrias do Sul do ES 
23 de março de 2024
Indústria do Bem: Findes se mobiliza para ajudar municípios do Sul do ES