Prêmio Findes de Jornalismo 2015 – Manual da comissão de seleção

Como avaliar os trabalhos

Com o objetivo de ajudá-lo no processo de avaliação das matérias inscritas, apresentamos, abaixo, os critérios básicos que devem ser levados em consideração na sua apreciação e a sistemática de avaliação do material.

Como acessar o sistema?

Você receberá por e-mail o link de acesso ao sistema, junto com seu login e senha.
* Primeiro passo: coloque no navegador o link de acesso ao sistema e depois informe seu login e senha de acesso.

*No sistema: você terá acesso os trabalhos concorrentes da categoria para qual você aceitou o desafio: Jornalismo Impresso, Telejornalismo, Radiojornalismo, Webjornalismo, Fotojornalismo e Repórter Cinegrafista.

*Os trabalhos disponíveis para avaliação contêm as seguintes informações: título e autor, além do link para acessar o trabalho e um campo para atribuir uma nota.

1. Clique no campo “link” para acessar o(s) arquivo(s) que integram o trabalho e no campo “Avaliar Trabalho” para atribuir-lhe uma nota.
2. Depois que você tiver atribuído a nota, ela ficará registrada no sistema. Caso você queira alterar uma nota já atribuída, acesse novamente o sistema para lançar uma nova nota.

Como estão disponibilizados os trabalhos no sistema?

Jornalismo Impresso e Fotojornalismo: acesso, via sistema, a arquivos em formato PDF.

Webjornalismo: acesso direto, via sistema, ao site em que foi publicada a matéria.

Radiojornalismo: os trabalhos deverão ser analisados por meio do Internet Explorer 9+ ou Google Chrome. Caso não tenha nenhum dos dois navegadores será necessário ter no seu computador o Windows Media Player ou outro programa semelhante.

Telejornalismo e repórter cinegrafista: as reportagens serão visualizadas por meio do link pelos quais foram inscritos (no próprio sistema ou em algum player como You Tube, Vimeo, portal Terra, R7 e G1, entre outros).

Quais pautas concorrem ao Prêmio Findes de Jornalismo?

O Prêmio Findes de Jornalismo premiará as melhores matérias que tenham relação direta com o setor industrial ou correlação com outros assuntos estratégicos. São eles: macroeconomia; tributação e gasto público; financiamento; relações do trabalho; infraestrutura; educação; inovação; comércio exterior; meio ambiente; burocracia; micro e pequena empresa; e incentivo à cultura.

Como avaliar as matérias?

Os trabalhos devem ser apreciados com base na excelência do jornalismo. Devem contar critérios gerais como relevância do conteúdo da notícia, correção da escrita, qualidade da produção, impacto e benefício público, ética, originalidade, inovação e criatividade. Também é importante considerar os recursos disponíveis e os esforços desenvolvidos para a elaboração do trabalho (ver detalhes a seguir).

a) Relevância do conteúdo da notícia: a pauta tratada pela matéria deve ser de interesse e relevância pública, ainda que seu impacto seja em mercados regionais.
b) Qualidade do texto: as reportagens devem ter qualidade final de texto. Um texto bem escrito manifesta qualidades como clareza, coesão, coerência e respeito às normas ortográficas e gramaticais. Observe também a exatidão dos dados apresentados na matéria, caso tenha conhecimento do assunto.
c) Benefício público: a qualidade de uma reportagem também deve ser avaliada pela prestação de serviço que ela oferece e pelo impacto que pode ter na vida da sociedade.
d) Variedade de informação: é importante levar em consideração que os trabalhos contem com depoimentos e dados de pesquisas que os enriqueçam.
e) Originalidade, inovação e criatividade: outro critério qualificador das reportagens deve ser a maneira como elas se apresentam. Abordagens originais e criativas sobre os temas devem ser valorizadas. Este critério pode incluir também o uso de mapas, infográficos e tabelas e/ou qualquer outro recurso pertinente à categoria.

Como atribuir as notas?

Na tabela há um campo para o preenchimento de sua nota. As notas podem variar de 0 (zero) a 5 (cinco), podendo ser fracionadas em décimos (3,4;4,1;2,2 etc). Procure dar notas diferentes para cada trabalho – atribuir notas com décimos – considerando que os trabalhos com a melhor pontuação em cada categoria serão considerados finalistas.

Quais categorias estão sendo julgadas?

* Jornalismo impresso
* Telejornalismo
* Radiojornalismo
* Webjornalismo
* Fotojornalismo
* Repórter cinegrafista

Em caso de dúvidas, com quem devo falar?

Dúvidas sobre o prêmio ou o cronograma podem ser esclarecidas com Breno Arêas, coordenador de Comunicação do Sistema Findes, pelo telefone (27) 3334-5615 / 99894-7004 ou pelo e-mail [email protected]

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

27 de março de 2024
IEL-ES: Prodfor certifica 31 empresas e recertifica outras 17
25 de março de 2024
Findes fornece alimentos a voluntários e suporte elétrico a indústrias do Sul do ES 
23 de março de 2024
Indústria do Bem: Findes se mobiliza para ajudar municípios do Sul do ES