Primeiro curso técnico do Senai-ES comemora 30 anos

O Senai-ES Vitória a época da criação do primeiro curso técnico da entidade no Estado

Em 1987 constituía-se a primeira turma do curso técnico em “Instrumentação Industrial” oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial no Espírito Santo (Senai-ES). Criado a partir de um convênio com a Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica), o Centro de Educação e Tecnologia Arivaldo Fontes foi inaugurado em 28 de maio daquele ano, ofertando o curso técnico em “Instrumentação Industrial”. A comemoração será realizada na próxima terça-feira, dia 16 de maio, durante solenidade realizada no Senai-ES Vitória. Na ocasião, estarão presentes os ex-alunos e os primeiros professores da turma.

O Senai-ES já atuava havia 35 anos no Estado mas, a partir da implantação das usinas da antiga Companhia Siderúrgica de Tubarão (CST), hoje ArcellorMittal Tubarão, e também da Aracruz Celulose, atual Fibria, criou-se uma forte demanda por instrumentadores. Como, ao longo de sua história, a instituição sempre manteve uma política de atendimento ao setor industrial, a parceria japonesa possibilitou que o curso estivesse dentro dos mais modernos padrões internacionais.

Seis engenheiros foram contratados e passaram por vários treinamentos em São Paulo, Belo Horizonte e, depois, no Japão. A preparação, iniciada em 1983, só foi finalizada em 1987, disponibilizados 10 laboratórios para o início das aulas. “Todo o aparato veio do Japão. Por mais de cinco anos fomos referência em Instrumentação Industrial na América Latina”, afirma o gerente do Senai-ES Vitória, Ewandro Petrocchi, um dos seis professores da primeira turma contratado por ser engenheiro mecânico. Ele passou um ano em treinamento no Japão.

Com a evolução do parque industrial, o curso de Instrumentação tornou-se “Automação Industrial” e continua sendo um dos mais procurados. Nesses 30 anos, foram 1.614 matrículas e 64 turmas formadas. As comemorações ocorrerão dentro da 3ª Semana do Técnico em Automação Industrial e Eletrotécnica, que vai trazer profissionais do mercado para apresentar aos alunos as mais modernas práticas adotadas pelas indústrias.

Atualmente, o Senai-ES oferece diversos cursos técnicos concebidos a partir das demandas apontadas pelas empresas industriais. Confira: Alimentos, Automação Industrial, Edificações, Eletrotécnica, Informática, Logística, Manutenção Automotiva, Mecânica, Meio Ambiente, Móveis, Plástico, Redes de Computadores, Refrigeração e Climatização, Segurança do Trabalho e Vestuário.

Por Evelyn Trindade

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

28 de março de 2024
Findes em Dia: Indústria capixaba se une para apoiar população do Sul do ES
28 de março de 2024
Informe Estratégico – ES de volta ao topo da logística portuária
27 de março de 2024
IEL-ES: Prodfor certifica 31 empresas e recertifica outras 17