Saúde para promover o desenvolvimento industrial

Em comemoração ao Dia Mundial da Saúde, o Sesi-ES destaca a missão e as ações realizadas para garantir a saúde do trabalhador capixaba

O Dia Mundial da Saúde é comemorado em 7 de abril de cada ano, servindo de oportunidade para estimular a reflexão e conscientizar a população a respeito da qualidade de vida e dos diferentes fatores que afetam a saúde populacional.

Doenças ocupacionais representam cerca de 11% do custo da indústria, e afetam a produtividade e a competitividade. Um ambiente de trabalho saudável contribui para a inovação e a criatividade, gerando resultados expressivos para a sociedade.

O Sesi-ES disponibiliza para a indústria capixaba programas para a promoção da saúde, com o objetivo de contribuir para a manutenção e melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores e seus dependentes e na orientação para gestão dos dados em saúde por meio de produtos e serviços inovadores para a indústria.

A entidade vem investindo fortemente na ampliação das unidades do Sesi-ES Saúde, levando serviços de saúde preventiva, odontológicos e atendimentos médicos em geral também para o interior do Estado.

Em 2015, o município da Serra recebeu o Sesi-ES Saúde Laranjeiras. Em 2016, mais uma unidade foi entregue aos trabalhadores: o Sesi-ES Saúde Colatina. No início de 2017, foi a vez de Cachoeiro de Itapemirim receber um Sesi-ES Saúde, inaugurado no mês de fevereiro, e em março, foi entregue a unidade de Linhares.

As novas unidades se somam ao Sesi-ES Saúde Vitória, criado há mais de 40 anos, e que também passou por uma reformulação em 2012, sendo transferida do Centro de Vitória para um espaço mais amplo, próximo a Reta da Penha.

Nas unidades Sesi-ES Saúde, o trabalhador da indústria e a comunidade local encontram atendimento médico em diversas especialidades, como cardiologia, pneumologia, otorrinolaringologia, neurologia, dermatologia, ortopedia e oftalmologia; serviços ocupacionais nas áreas de fonoaudiologia, fonoterapia, audiometria, espirometria, acuidade Visual, eletrocardiograma; além de análises clínicas; exames radiológicos; serviços odontológicos, dentre outros serviços.

O presidente do Sistema Findes, Marcos Guerra, garante que a ampliação dos serviços em saúde teve foco em atender à demanda da indústria por melhoria na qualidade de vida do trabalhador. “Identificamos que era preciso melhorar a qualidade de vida dos profissionais capixabas e, por meio do diálogo com os setores produtivos e nossas diretorias regionais, decidimos realizar um investimento robusto para atender à demanda da indústria”, disse. De acordo com Marcos Guerra, ainda neste semestre será inaugurada mais uma unidade do Sesi Saúde, em Aracruz.

Por Evelyn Trindade

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

28 de março de 2024
Findes em Dia: Indústria capixaba se une para apoiar população do Sul do ES
28 de março de 2024
Informe Estratégico – ES de volta ao topo da logística portuária
27 de março de 2024
IEL-ES: Prodfor certifica 31 empresas e recertifica outras 17