Cindes
Senai
Sesi
Iel
Ideies
IRI

PRESIDENTES EMÉRITOS

Natural de Colatina, Espírito Santo, é filho de Lourencinho Guerra e Armelinda Fatin Guerra. Começou sua carreira empreendedora aos 14 anos e, aos 19, fundou a primeira empresa do Grupo Guermar, tornando-se diretor-presidente. É portador de várias comendas e honrarias estaduais e nacionais. Sempre dedicado ao associativismo, contribuiu com a criação de várias entidades, a exemplo do Sindicato da Indústria do Vestuário de Colatina (Sinvesco). Nacionalmente, foi eleito vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), onde também é presidente do Conselho de Meio Ambiente e Sustentabilidade (COEMA) e já atuou como vice-presidente no Conselho de Assuntos Legislativos (CAL). Ocupa, ainda, a função de conselheiro da Associação Brasileira da Indústria Têxtil (Abit) e a presidência do Conselho Deliberativo do Sebrae-ES. Entre 2003 e 2011, foi Senador suplente da República. Atua como voluntário na Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) há mais de três décadas, entidade, que presidiu por dois mandatos, de 2011 a 2017.

Natural de Vila Velha, Espírito Santo, é filho de Clovis Vieira Santos e Genoveva Izoton Vieira. É graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Estado do Espírito Santo (Ufes), com especialização na Wharton School (EUA) e Insead Business School (França). Empresário do setor de confecções, atua também como professor universitário e escritor. Foi presidente da Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes) por dois mandatos: o primeiro, de 2004 a 2008, e o segundo de 2008 a 2011.

Natural de Vitória, Espírito Santo, é filho de Antonio Augusto Vaz e Eulália Narciso. Aos 11 anos, mudou-se com a família para Cachoeiro de Itapemirim, onde cursou o Liceu Muniz Freire e o curso Técnico em Contabilidade na Escola Técnica do Comércio. Formou-se em Museologia pela Faculdade de Museologia do Museu Histórico do Rio de Janeiro, e em Ciências Contábeis pela Faculdade de Economia e Ciências Contábeis do Estado da Guanabara (atual Universidade do Estado do Rio de Janeiro – Uerj). Industrial do setor de plásticos, presidiu a Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes) entre os anos 2000 e 2004.

Natural de Vitória, Espírito Santo, é filho de Ernesto Bassini e Maria Bassini. Cursou o 1º grau no Grupo Escolar Alberto de Almeida e o 2º grau no Colégio Salesiano Nossa Senhora da Vitória, ambos na capital do Estado. Começou sua vida profissional como empresário do vestuário e atualmente empreende no setor de papel e celulose. Destacou-se com o trabalho em prol do fortalecimento das micro e pequenas indústrias. Presidiu a Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes) por três mandatos, de 1992 a 2000.

Natural de Muriaé, Minas Gerais, é filho de Francisco Rogerio de Castro e Irene Monteiro Rogerio de Castro. É graduado em Engenharia Mecânica e pós-graduado em Engenharia Econômica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Empresário da indústria do plástico, presidiu a Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes) de 1989 a 1992, quando promoveu a atuação de uma Diretoria mais presente das decisões do Sistema Indústria e deu início à integração das entidades Sesi, Senai, IEL, Ideies e Cindes.

Natural de Dores do Rio Preto, Espírito Santo, é filho de Delmiro Moreira Dias e Juacy Rezende Dias. É formado em Ciências Contábeis pela Faculdade de Juiz de Fora, em Minas Gerais. Empresário do setor de panificação, destacou-se pela forte atuação em prol do associativismo. Assumiu a Presidência da Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes) em 1983, tendo permanecido no cargo até o ano de 1989, completando dois mandatos.

Natural de São Fidélis, Rio de Janeiro, é filho de Oswaldo Duarte Marques e Sylvia Vieira Marques. É formado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito do Estado do Espírito Santo e em Ciências Econômicas pela Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Empresário do setor gráfico, presidiu a Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes) por dois mandatos consecutivos. O primeiro, de 1977 a 1980, e o segundo de 1980 a 1983.

Natural de Vitória, Espírito Santo, é filho de Jones Santos Neves e Alda Magalhães Santos Neves. Graduou-se na primeira turma de Engenharia e Edificações da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Empresário do setor da construção civil, contribuiu ativamente para o desenvolvimento e crescimento econômico do Estado. Foi eleito presidente da Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes) em 1968, tendo exercido o cargo por três mandatos consecutivos, encerrados em 1977. Fundou o Cindes, o Ideies e o IEL-ES. Jones Santos Neves Filho faleceu em 1º de novembro de 2000.

Natural de Vitória, Espírito Santo, é filho de Alexandre Buaiz e Maria Saliba Buaiz. Cursou o 1º e o 2º graus no Colégio Interno São José, no Rio de Janeiro, e graduou-se em Direito pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Empresário do setor de alimentos, foi um dos maiores ícones do empreendedorismo capixaba. Seu pioneirismo e a preocupação com a coletividade o levaram a se reunir, em 1958, com um grupo de empresários para formar os primeiros sindicatos que deram origem à Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes), entidade que presidiu entre os anos de 1958 e 1968. Seus dez anos à frente da entidade aceleraram o processo de industrialização do Estado e deram destaque nacional ao progresso da economia capixaba. Américo Buaiz faleceu em 14 de outubro de 1999.