SERVIÇO SOCIAL DA INDÚSTRIA  
       

  SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO:

 

O Programa de Saúde e Segurança no Trabalho (PSST) do Sesi identifica e trata de forma abrangente os fatores gerais que interferem na saúde e segurança do trabalhador e, também, atende às exigências da portaria 3.214/78 do Ministério do Trabalho, integrando as ações do PPRA - Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, com as do PCMSO - Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional.



CONHEÇA OS SERVIÇOS:
 
Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) - conjunto de ações voltadas para a promoção da saúde e prevenção de doenças no ambiente de trabalho. Todas as empresas que possuem empregados, independente de tamanho ou grau de risco laboral, desde que regidos pela CLT, são obrigadas a implantar o programa. O Sesi-ES oferece serviços de elaboração e coordenação do PCMSO às indústrias integrado ao PPRA.

Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) - estabelece o mapeamento dos riscos no ambiente de trabalho e as medidas para preveni-los. O programa foi desenvolvido para preservar a saúde e integridade física dos trabalhadores através da antecipação, reconhecimento, avaliação e controle de riscos ambientais, em conformidade com a Norma Regulamentadora nº 9.

Programa de Prevenção à Exposição Ocupacional ao Benzeno (PPEOB) - foi criado no ano de 1997, em concordância com a Norma Regulamentadora nº 15, anexo 13A, visando evitar a incidência de casos de benzenismo no Brasil.

Programa de Proteção Respiratória (PPR) - criado para apresentar às empresas recomendações para que elaborem, implantem e administrem um programa para usar corretamente os equipamentos de proteção respiratória. O PPR foi instituído através da Instrução Normativa nº 1, de 11 de abril de 1994, do Ministério do Trabalho e Emprego.

Laudo Técnico de Condições Ambientais do Trabalho (LTCAT) - o documento é a análise quantitativa e qualitativa da exposição dos trabalhadores aos riscos existentes no ambiente de trabalho para atender às exigências da Legislação Previdenciária do Ministério da Previdência Social (MPAS), previstas no Decreto 3048, de 6 de maio de 1999. O LTCAT objetiva contribuir para o preenchimento do PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário) e Instrução Normativa – IN 84, de 17 de dezembro de 2002.

Exame Médico Ocupacional - consulta médica que compreende a avaliação clínica do trabalhador (análise ocupacional, exame físico e mental), além de exames complementares, se for necessário. Sua finalidade é avaliar a saúde no aspecto geral, a capacidade laborativa e as possíveis repercussões do trabalho sobre a saúde. Pode ter caráter de exame admissional, periódico, de mudança de função, retorno ao trabalho, ou demissional e é realizado de acordo com a indicação do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO).

Audiometria Ocupacional - exame que avalia a capacidade auditiva do trabalhador. Deve ser realizado em todas as empresas que possuem empregados expostos a ruídos ultrapassando os limites de tolerância estabelecidos nos anexos 1 e 2 da Norma Regulamentadora nº 15. Para atender melhor as empresas, o Sesi-ES conta com unidades móveis e cabinas transportáveis para a realização do exame no local de trabalho. O serviço garante atendimento ágil, reduzindo a perda de tempo para a empresa.


EXAMES COMPLEMENTARES:
 


Exames de Análises Clínicas - São os exames laboratoriais, disponíveis nas áreas de Bioquímica, Microbiologia, Bacteriologia, Urianálise, Hematologia e Imunologia. São realizados de acordo com indicação do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), ou a critério médico, a partir do Exame Médico Ocupacional.

Exames de Citopatologia – São exames laboratoriais, disponíveis nas áreas de Citologia e Anatomia Patológica. A análise é feita em laboratório próprio do Sesi-ES garantindo alta qualidade e confiabilidade.

Teste de Acuidade Visual – Realizado para efetuar a detecção de problemas de Acuidade Visual e orientar o trabalhador no encaminhamento a serviço especializado, quando necessário.



CONTATO:

TELEFONE:
  (27) 3334-5721
E-MAIL:
  disau@findes.org.br
ENDEREÇO:
 
Av. Nossa Senhora da Penha, 2053
Edifício FINDES – 7º Andar
Santa Lúcia
Vitória – Espírito Santo
Cep: 29056-913


 


Av. Nossa Senhora da Penha, 2053 - Ed. Findes – Stª Lúcia / Vitória – Espírito Santo - Cep. 29056-913