Analisar as tendências e visões estratégicas de futuro que marcam o desenvolvimento industrial do Espírito Santo até 2035 e levantar forças e oportunidades para o Estado em relação às tendências são alguns dos objetivos do projeto “Indústria 2035”, sob a coordenação do Instituto de Desenvolvimento Educacional e Industrial do Espírito Santo (Ideies).

A primeira fase do projeto foi a identificação de setores, segmentos e áreas mais promissores para direcionar o futuro do Espírito Santo. Esta etapa foi realizada por meio de cinco painéis, abrangendo todas as regiões do estado, onde foram apresentados os estudos econômicos de base, os estudos de tendências setoriais e foi aplicada a dinâmica de painel, com objetivo de priorizar os setores portadores de futuro para o estado.

Fizeram parte dos painéis de especialistas representantes de instituições de ensino e pesquisa, governo e empresários, além de lideranças do terceiro setor. O resultado desta primeira fase será conhecido na próxima edição do Conexão Cindes, no dia 13 de dezembro, às 18h30, no auditório da Findes.

Etapas do Indústria 2035

A próxima etapa, com início em 2019, compreenderá a elaboração das Rotas Estratégicas para o Futuro da Indústria do Espirito Santo 2035. Serão realizados estudos de base e Painéis de Especialistas com o propósito de construir coletivamente caminhos orientadores para o futuro desejado, a partir de visões, identificação de barreiras e fatores críticos, e elaboração de uma agenda convergente de ações no horizonte de 2035 para os setores, segmentos e áreas portadores de futuro.

Ao final, será lançado um sistema de inteligência competitiva, com informações que permitirão o monitoramento das metas traçadas nas rotas estratégicas.

Indústria 2035 – Desenvolvimento estratégico da indústria do Espírito Santo

Importante projeto do Mapa de Navegação 2017 a 2020, tem por objetivo o desenvolvimento sustentável da indústria capixaba, reposicionando o Espírito Santo de forma competitiva em âmbito nacional e internacional.

Conexão Cindes

Horário: 18h30

Data: 13 de dezembro

Local: Auditório Findes

Inscreva-se!

Por Cinthia Pimentel

Imprimir