O Fórum Capixaba de Petróleo e Gás lançou nesta quarta-feira (13) o primeiro curso de Gestão de Negócios para o setor no Estado. O treinamento será ministrado pelo Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (IBP) nos dias 22 e 29 de março, na sede da Federação das Indústrias do Espírito Santo, em Vitória.

O objetivo é analisar a indústria de petróleo, sua estruturação (segmentos upstream e downstream), tipos de empresas, relacionamento com os Estados nacionais (modelos de contratação), além de apresentar os principais equipamentos do segmento de Exploração e Produção (sondas de perfuração, plataformas de produção).

Também serão estudados processos de contratação e suprimento de bens e serviços, conforme a legislação atual; disponibilizar valores quantitativos, atualizados, que permitam um dimensionamento das grandezas das variáveis envolvidas e; conhecer as características da ambiência atual da indústria de petróleo brasileira e possíveis tendências para as próximas décadas.

Segundo o superintendente do IEL, Paulo Lacerda, o curso é mais uma ação da Federação das Indústrias para a melhoria do ambiente de negócios no Estado. “É muito importante ofertarmos o conteúdo do IBP, pois gera oportunidades para elevarmos o nível de competitividade das empesas capixabas nesse segmento que é tão importante para a nossa economia”, destacou.

O coordenador do Fórum, Durval Vieira de Freitas, abriu o evento e falou sobre a importância do curso. “Estamos nos aproximando de instituições que são referência, como o IBP, para trazer conhecimento e tornar o Espírito Santo mais competitivo e mais conhecido no mercado, gerando novas oportunidades para as empresas e os capixabas”.

O lançamento do curso contou com palestra do Secretário-Geral do IBP, Milton Costa Filho. Ele apresentou as perspectivas do setor, com possíveis cenários para a matriz energética no mundo nas próximas décadas. “Temos uma enorme quantidade de petróleo no pré-sal. Se não produzirmos mais rápido, não será possível monetizar essa riqueza e convertê-la em benefícios para o Brasil e o brasileiros. É um grande desafio, pois a próxima década representa a última janela de oportunidade de grandes investimentos em óleo e gás”, previu.

Hoje o Espírito Santo é o segundo maior produtor de petróleo do Brasil. Nos próximos anos deverá receber mais de R$ 50 bilhões em investimentos nesse segmento. O treinamento chega, então, como forma de capacitar empresas e profissionais a potencializar as oportunidades do setor.

Sobre o curso

Data: 22/03/19 e  29/03/19

Horário: 8h30 às 17h30

Local: Centro de Treinamento Empresarial IEL

Carga Horária: 16h

Mais informações: https://www.iel-es.org.br/loja/gestao-de-negocios-no-petroleo-e-gas/

Sobre o Fórum Capixaba de Petróleo e Gás

O Fórum Capixaba de Petróleo e Gás (FCP&G) foi criado em 2013 para articular e apoiar as ações das organizações que atuam no estado, visando aproveitar as oportunidades para gerar negócios, empregos, inovação e desenvolvimento com sustentabilidade dentro do setor de Petróleo e Gás, destacando as potencialidades e competências do Espírito Santo.

A governança do FCP&G é exercida por um Comitê Estratégico constituído pela Sedes – Secretaria de Desenvolvimento do Estado, Petrobras, Shell, Equinor (ex-StatOil), Prysmian e Findes, que é responsável pela coordenação executiva.

Por Vagner Bissoli

Imprimir

Notícias Relacionadas