A advogada especialista em compliance Ana Carolina Gazoni ministra a capacitação

Atento às necessidades do mercado, o Instituto Euvaldo Lodi (IEL-ES) iniciou nesta quarta-feira, dia 21 de junho, o programa “Compliance e Eficiência Empresarial”, voltado para diretores, empresários e executivos responsáveis por decisões estratégicas. O curso segue até o próximo dia 23 na sede da Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes), em Vitória. O objetivo é capacitar empresas em práticas eficientes no cumprimento de normas, diretrizes e políticas para a melhoria da competitividade dos negócios.

Com origem no verbo inglês to comply, o termo compliance significa “agir de acordo com regras e normas”, em conformidade com leis e regulamentos internos e/ou externos. Com 24 horas/aula, o programa do IEL-ES é ministrado pela advogada Ana Carolina Gazoni, responsável pela área de Compliance na Mattos Engelberg Sociedade de Advogados.

Com ampla experiência, a profissional já atuou com desenvolvimento de projetos, publicações, criação e promoção de cursos sobre licitações, contratos e políticas de compliance. “Na capacitação, abordamos como são criados os procedimentos internos para monitorar os riscos e atividades, e como são feitos os levantamentos desses riscos na companhia, priorizando e trabalhando sobre eles de forma eficiente”, destaca Ana Carolina.

O superintendente do IEL-ES, Fábio Dias, apresentou os objetivos da capacitação

Segundo ela, as empresas vivem hoje uma realidade de maior controle social e são cobradas pela sustentabilidade de suas ações. “Por isso, é muito importante que tenham maneiras de garantir que as atividades da organização sejam executadas de forma transparente e honesta”, destaca.

O superintendente do IEL-ES, Fábio Dias, destacou, durante a abertura do curso, que a área de compliance vem ganhando cada vez mais espaço nas organizações brasileiras, desempenhando um papel estratégico nos negócios. “Queremos difundir essa cultura buscando sempre a ética e a transparência nas relações. Principalmente neste momento, em que as instituições estão frágeis, cada vez mais a confiança é um dos principais elementos na relação dos clientes/consumidores com as empresas”, afirmou.

Faculdade da Indústria IEL

O programa “Compliance e Eficiência Empresarial” é a primeira iniciativa no Estado realiza por meio do convênio IEL-ES e Faculdade da Indústria IEL. As entidades firmaram parceria em fevereiro de 2017 com o objetivo de ofertar cursos pós-graduação e educação executiva, qualificando profissionais para os desafios de gestão e liderança e possibilitando o aumento da competitividade dos setores produtivos.

Por Evelyn Trindade

Imprimir