Exposição terá instalações interativas e obras multimídia desenvolvidas a partir de tecnologias em evolução

Como você imagina o futuro? E se você pudesse ver de que maneira serão os nossos próximos anos no planeta, como serão as cidades, construções, escolas, veículos, empresas… Como você acha o nosso mundo estará daqui a alguns anos? Foi com essa proposta que cinco artistas desenvolveram obras pensando nas possibilidades que o futuro nos reserva.

O Museu dos Futuros Possíveis, idealizado e organizado pelo Instituto Tomie Ohtake com patrocínio do Sesi, reúne criações de Camila Sposati (SP), Eduardo Kac (RJ), Gabriela Bilá (DF), Pedro França (SP) e da dupla Gisela Motta e Leandro Lima (SP), e estará em Vitória, no Sesi Arte Galeria, de 24 de outubro a 20 de janeiro, com curadoria de Paulo Miyada, com visitação gratuita.

Uma proposta de espaço dedicado à arte contemporânea, comprometido com a reflexão sobre as novas possibilidades que se descortinam com os desenvolvimentos nos campos da tecnologia, da indústria, do mercado, da sociedade, da cultura e assim por diante. A mostra reúne fotografias, obras multimídia e instalações interativas que estimulam a participação e diálogo do público.

As obras foram desenvolvidas a partir de tecnologias que vêm evoluindo muito nos últimos anos e dão todos os indícios de que continuarão presentes – e cada vez mais modernas – no futuro graças à capacidade de adaptação e aperfeiçoamento. Da engenharia genética aos fluxos de comunicação instantânea, passando pela produção de materiais sintéticos e pelos meios de sociabilidade virtual, toda a exposição foi pensada para estimular o visitante a pensar os espaços, ações e relacionamentos no futuro.

“A cada passo, abrem-se oportunidades de inovação, mas também irrompem dúvidas e impasses inéditos. A arte, nesse processo, atua como uma criadora de metáforas, abre espaços para experimentação e caminhos para o debate, elucubrando sobre o presente e sobre as perspectivas que se colocam”, diz Miyada, curador da exposição.

 

Serviço
Exposição Museu dos Futuros Possíveis

Data: 24 de outubro (2018) a 20 de Janeiro (2019)
Horário: Terça a sexta, de 10h às 18h/ Sábado, domingo e feriados de 10h às 16h
Curadoria: Paulo Miyada
Local: Sesi Arte Galeria, Edifício Findes, Av. Nossa Senhora da Penha,2053, térreo, Santa Lúcia – Vitória
Entrada Gratuita / Classificação Livre
Agendamentos para grupos ou visitas guiadas: (27) 3334-7327

 

Por Elaine Maximiniano

Imprimir

Notícias Relacionadas