A Cachoeiro Stone Fair 2018, que acontece entre os dias 28 e 31 de agosto, em Cachoeiro de Itapemirim, sul do Estado, conta com mais de 180 expositores nacionais de máquinas, equipamentos, insumos, tecnologias e pedras naturais, além da participação do Sesi-ES e do Senai-ES, com um espaço desenvolvido para receber os visitantes e apresentar as soluções que as instituições oferecem para a indústria.

A participação das empresas expositoras na feira comprova a importância do polo de processamento de Cachoeiro de Itapemirim para o setor de rochas ornamentais brasileiro, que é considerado o maior polo processador da América Latina. Mais de 60% da indústria de beneficiamento de rochas ornamentais estão na região, o que faz com que a atividade movimente diversos setores da economia.

Lean Game Senai

Aprender a aplicar métodos e conceitos que aumentem a produtividade, reduzam os desperdícios e eliminem gargalos de produção nas empresas de maneira lúdica e divertida. Esse é o objetivo do Lean Game que será promovido para empresários e gestores pelo Senai-ES durante a Cachoeiro Stone Fair 2018. O objetivo da metodologia é simular a aplicação de ferramentas lean ao processo produtivo e capacitar os participantes a adotar a filosofia de Lean Manufacturing ou lean office em suas empresas, otimizando os resultados e aumentando a eficiência das equipes e processos.

Inscrições

Para cada dia será formada uma equipe. Os interessados devem fazer a inscrição neste link e escolher entre os dias 29, 30 ou 31 de agosto. O lean game será realizado sempre das 17h às 20h, no estande do Senai. Vale lembrar que, para ter acesso à Cachoeiro Stone Fair é necessário se credenciar aqui.

O que é:

O Lean Game é um jogo de tabuleiro em que os participantes precisam melhorar a produtividade de uma fábrica por meio da melhora do desempenho de processos produtivos, identificando os gargalos, desperdícios e implementando as melhorias necessárias. Na primeira rodada, os jogadores recebem as orientações do instrutor, que explica os desafios que deverão ser superados na fábrica.

Cada etapa representa uma parte da linha de produção e são mensurados o tempo e a dificuldade de produção, tempo de setup necessário para se ajustar a diferentes pedidos, entre outros atributos que tornam cada processo único e geram situações-problema. Ao longo do jogo são introduzidos conceitos e utilizadas ferramentas de produção enxuta, de modo que ao final do jogo a fábrica funcione muito melhor do que no começo e os participantes sejam capazes de iniciar um processo de melhoria de produtividade e redução de custos estruturados na metodologia Lean.

Palestras

No espaço Sesi Senai na Cachoeiro Stone Fair os visitantes poderão participar de duas palestras com temáticas relevantes para o setor de rochas ornamentais. No dia 29 de agosto o professor dr. José Maria Santos das Neves fala sobre “Interpretação de Projetos de Construção Civil para o Setor de Rochas”, às 17h.

Já no dia 30, também ás 17h, é a vez do professor Cássio Santos Carvalho, com a palestra “Processo de Desgaste em Ferramentas Diamantadas: Uma Visão Científica”.

 

SERVIÇO

CACHOEIRO STONE FAIR 2018

De 28 a 31 de agosto de 2018 das 14h às 20h (acesso até às 19h)

Local: Parque de Exposição Carlos Caiado Barbosa, Rod.Cachoeiro x Muqui, KM 01 Aeroporto. CEP: 29314-400 – Cachoeiro de Itapemirim, ES

 

Por Elaine Maximiniano com informações de Geandra Guerra

Imprimir