Um dos pontos fortes do evento foi o chamado “Confronto Tecnológico” que comparou os avanços nas peças utilizadas em veículos de 1978 e 2018

As tendências e as demandas do setor automotivo marcaram a I Semana Tecnológica Automotiva de Linhares, realizada pelo Senai do município, nos dias 09 e 10 de maio. Por meio de palestras, exposições e oficinas gratuitas, empresários e profissionais do segmento, estudantes e a comunidade local tiveram a oportunidade de conhecer as novidades tecnológicas, as perspectivas para o mercado de trabalho e a história do automóvel.

Um dos pontos fortes do evento foi o chamado “Confronto Tecnológico”, onde um  modelo Ford Landau Limousine, de 1978, e o novo SUV Chevrolet Equinox foram colocados lado a lado para comparar os muitos avanços tecnológicos conquistados pelo setor ao longo de duas décadas.

O primeiro já foi considerado um dos carros nacionais mais requintados já vistos, com um design elegante, um padrão de estofamento considerado moderno para sua época, volante quatro raios, suspensão recalibrada, cintos retráteis nos bancos dianteiros e com versões de câmbio manual e automática. Já o segundo, é um modelo de alta performance, com design premium e tecnologia avançada.

A ideia era mostrar a diferença entre os recursos tecnológicos de cada época. Há fatores mais simples, como gps, ar condicionado e vidro elétrico, como também a questão das conectividade dos veículos, como conta o instrutor de Mecânica Veicular do Senai Linhares e um dos organizadores do evento, Claudemir da Costa Soares.

“Hoje em dia, há carros que possuem conectividade direta com as montadoras. Então, por exemplo, se o veículo sofre um acidente grave, ou mesmo uma colisão simples, a própria montadora consegue identificar os danos no veículo e faz o contato com o condutor. O mesmo acontece em caso de pane”, explica.

Segundo Claudemir, esse serviço é o onstar, recurso oferecido pelo Equinox, da Chevrolet, que auxilia o motorista com informações, a manutenção e a segurança do veículo, assim como em situações emergenciais, como acidentes e furtos.

Tendências de mercado

As tendências e as demandas tecnológicas do mercado também foram abordadas na programação da I Semana Tecnológica Automotiva Linhares, por meio de palestras ministradas por instrutores do Senai Linhares e convidados.

Claudemir frisa que o momento agora é de fazer a transição entre a época do motor à combustão interna, com base em combustíveis fósseis – gasolina e álcool -, para a era dos carros elétricos, com base na energia renovável.

“Está na hora de fazermos a transição. A tendência agora é que o mercado comece a aderir aos veículos híbridos, com motores tanto com base em combustão interna, quanto elétrica; para podermos aderir de vez aos veículos elétricos. Em alguns países do mundo, como a França, há cidades que estão proibindo a circulação de veículos que funcionam apenas com combustão interna”, afirmou.

Evento

Anteriormente voltado ao público interno, essa foi a primeira vez que o Senai Linhares abre às portas de sua sede para a população participar de uma semana tecnológica automotiva, que contou também com apresentações sobre a história do automóvel promovida pelos alunos dos cursos de metalmecânica, mecânica automotiva e elétrica.

O evento conta teve o apoio do Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do ES, Pianna Veículos, Premium, Honda, Rom-W / Tecnomotor e Abrafer.

 

Por Fiorella Gomes

Imprimir

Notícias Relacionadas